segunda-feira, 20 de julho de 2015

Tirando do Plástico #5

Tive "três revelações" após tirar o plástico do meu exemplar de Demolidor Revelado:
 (1) Várias páginas internas vieram com problemas de impressão, algumas escurecidas e outras com balões de diálogo "sujos" ou desfocados.
 (2) Amparado pelo Art. 18 do Código de Defesa do Consumidor, ingressei com um pedido de troca junto a Amazon BR e, para minha surpresa, vejam qual foi a resposta do SAC:
 Pois bem, como podem perceber, a opção da Amazon BR quanto a produtos defeituosos é de apenas ressarcir o cliente dos valores pagos. Quer dizer, a simples permuta de um produto viciado por outro despido de vícios, garantida por lei federal, é negada ao consumidor segundo o argumento tacanho de que a "loja brasileira não tem um sistema de troca".

Posto isso, passei 35 minutos no telefone, informando a um colaborador e seu supervisor que gostaria de fazer valer o meu direito de consumidor, trocando meu álbum tolhiço por outro sem os erros mencionados. Resultado: a Amazon BR se sobrepõe a norma consumerista por mera burocracia interna, negando ao consumidor um direito dos mais básicos do CDC.

Ainda assim, me foi dada a opção de ficar com o exemplar e receber um desconto de 90%, o que prontamente recusei, afinal, o que está em jogo não é o preciosismo de ter consigo uma edição impecável ou a cifra que foi paga: sim, um erro de tal monta incomoda - e muito! -, e quanto ao que se pagou pelo livro, sabe-se que o valor sentimental inerente a uma obra dessas perpassa a oferta e a procura passageira, transformando-se, sabe-se lá o porquê, em um monstro alimentado pela inércia das editoras e especuladores de ocasião. 

No caso de Demolidor: Revelado, uma edição cujo estoque de primeira tiragem já foi pelos ares, é questão de tempo até que os Mercenários Livres começem a afiar suas armas brancas. 

(3) A bola está agora com a Panini. Liguei para o SAC da editora e me foi recomendado relatar o fato e anexar as fotos das páginas em questão enviando-lhes um e-mail ao "atendimento.cliente@panini.com.br". 

Foi o que fiz. Sigo agora ainda mais apreensivo, uma vez que o pós-venda da Panini é errático e historicamente problemático - por outro lado, já foi pior

De todo modo, os trinta dias estão correndo e se o pior cenário de fato se concretizar, quer dizer, não conseguir efetuar a troca da minha edição defeituosa, ingressarei com uma demanda no Juizado Especial local

Exagero? De minha parte, nenhum. 

Leitor de quadrinhos tem que deixar de ser sangue de barata e se entender como um consumidor valioso de uma indústria cultural cada vez mais ascendente, que merece respeito e se dê ao respeito, exigindo suas contrapartidas. Isto é, manutenção de preços contratualmente pactuados, continuidade de coleções previamente anunciadas, regularidade na reposição de edições esgotadas ou, como no meu caso, um pós-venda célere e respeitoso.

8 comentários:

doggma disse...

Conclusão perfeita. Exigir o melhor atendimento é um direito e um dever, já que somos nós quem moldamos o sistema. Isso é latente no mercado de HQs, um hobby caro que mantemos em pleno período de recessão. Infelizmente, a maioria apenas "deixa pra lá", mas é o que faz a diferença entre um cenário onde somos tratados de acordo e esse cenário que está aí, com Amazon BR, Salvat, Eaglemoss, Panini e outras pintando e bordando.

Sabe que aquele episódio com a editora Veneta - resolvido pra mim pela Saraiva - tirou bastante da graça que tive em adquirir "Do Inferno"? Um consumidor a menos pra eles, pode ter certeza.

O exemplar que adquiri de "Revelado" está à disposição para retirada. Quando finalizei a pré-compra, fui informado que não havia mais edições em estoque (então por que fecharam a venda? Putardos!), o que me leva a crer que não é da 1ª tiragem. Mas farei o que me recomendou quando fechei "Preacher": retirar do plástico e fazer uma perícia no produto.

Nos mantenha informados e indicando o caminho das pedras. Precisando de algo, dá um toque.

Ps: "loja brasileira não tem um sistema de troca"... tradução, "isso aqui é uma zona mesmo (não a do euro), então dane-se".

doggma disse...

Em tempo, do link d'"Os Maiores Super-Heróis do Mundo":

Aceita tr o c a em T e r r a x?

- Se estiver em perfeito estado e vc me voltar 350 reais, eu aceito; com a condição de vc me enviar primeiro o item e o pagamento; te envio o meu item assim que receber o seu aqui.


M. Livres!

Luiz Gustavo de Sá disse...

"[...] aquele episódio [...] tirou bastante da graça"

Tanto acredito nisso, que também desanimei com minha aquisição de DD: Revelado. E o pior, meu amigo, é que o livro é lindo, bem acabado e com aquele perfume de LWC novinho em folha... :(

Falando na Eaglemoss, sabias dessa?

https://www.youtube.com/watch?v=6FqlR4bNrRQ

Atualizando minha saga: a Panini respondeu o e-mail e deu sinal verde para enviar o HC via Sedex à cobrar. Detalhe: o nome é "à cobrar", mas quem paga a postagem é o bonitão aqui, mas com o compromisso assumido por eles que serei ressarcido posterior. A pegadinha é que o custo daqui de Westeros até Barueri (SP) é de R$ 105,20!

Declinei da opção do Sedex e o enviei via PAC mesmo, por R$ 44,00. Quer dizer, posso até receber de volta o que paguei nos Correios, mas sigo como parte vulnerável nesse imbróglio todo.

Quanto a Amazon BR, eles ficaram de me dar outro retorno, mas até então nada. Ótimo site de e-commerce, mas essa do "sistema de trocas" é dose pra leão. Isso ainda vai render.

Sobre os M. Livres... esses FDPs se merecem!

Luiz Gustavo de Sá disse...

Dogg, sobre o seu incidente com a Veneta, lembra do meu comentário - no dia 29 de março - lá no BZ?

"Eu comprei esse Do Inferno pela Liga HQ na pré-venda em novembro e até o presente momento não o recebi. Já entrei em contato com o site umas três vezes e a resposta é sempre a mesma: o fornecedor, a Veneta, ainda não enviou os livros. Não sabia desse problema na primeira edição, espero que a demora seja decorrente disso, caso contrário, vou seguir com a teoria que meu exemplar vem direto "de lá mesmo", com direito a aromatizante de enxofre e autógrafo de Mefisto."

Pois bem, no dia 02 de abril, houve um desdobramento aí. Olha o que encontrei no meu e-mail:

http://s4.postimg.org/5fy3acl3h/veneta_email.jpg

Quer dizer, o "Senhor Vitor" estava de olho na sua caixa de comentários, viu meu pitaco, foi lá no P.E.M, pescou meu e-mail e prestou esses esclarecimentos.

O que uma publicidade negativa não faz, hã?

doggma disse...

Certamente resultado de uma auto-Googlada de reconhecimento, rs... Mas fico feliz em saber que contribuiu para algum feedback positivo. Sinal que pelo menos houve vontade de retificar o problema. O mesmo sobre a Panini, apesar do frete from hell. Não teria sido mais prático o esquema de trocas da Salvat (recortar a página de créditos ou, no caso, as escurecidas e enviar pra lá?). Sei que a ação seria meio dolorosa, mas...

Sobre a Eaglemoss, não quero parecer o detentor supremo da pica das galáxias, mas estava com pé atrás já na (mediana) lista de publicações. "Ajudou" também o trabalho medíocre de edição da revista que acompanha algumas miniaturas (pelo que li, a edição que acompanha Batgirl, Arlequina e Hera Venenosa nem sequer foi traduzida). Tudo isso só reforça a impressão de paraquedismo na área.

Quanto à treta Panini vs Salvat abordada no vídeo, o curioso é que até agora não se converteu em benefícios para o leitor (leia-se "preços mais baixos"). Pelo contrário, só prejudicou com essa grade de lançamentos redundantes e circulares.

Nego deve ter bombado na aula de livre comércio.

Leprechaun the Icon disse...

meu caro amigo .. se tivesse vivido na epoca da abril vc teria de trocar todas suas edições kkkkkkkkkk

Luiz Gustavo de Sá disse...

Dogg, felizmente, já recebi de volta o "frete from hell", mas a Panini ainda não deu notícias. Receberam, eles receberam. Acredito que até o meu próximo Tirando, essa saga terá novos desdobramentos.

Nos anúncios da Panini na Fest Comix, o Levi Trindade colocou panos quentes sobre essa suposta treta com a Eaglemoss, mas não acho que convenceu ninguém. Fato é que, já faz um bom tempo que acabou a fase de testes daquela coleção de graphics da DC, e mais nada foi dito sobre. Enfim...

Quanto a Marvel/Panini/Salvat, eis um samba do super-crioulo doido! Chegou por aqui em Westeros o primeiro fascículo da coleção vermelha, mas tô fazendo o (im)possível para deixar passar... o problema são aqueles malditos créditos: "Busiek & Pérez".

Leprechaun, bom, eu vivi... acho que ainda vivo.

Pelo bem da verdade, a Abril teve lá sua cota de "invenções", mas o seu material, digamos assim, mais luxuoso, era irrepreensível. Minha Elektra Assassina ou Vive não me deixam mentir:

http://rika.vteximg.com.br/arquivos/ids/237547-480-480/-herois_abril_etc-elektra-assassina-encadernada.jpg

http://mlb-d1-p.mlstatic.com/graphic-album-6-elektra-vive-sebo-da-bidi-13081-MLB20070476410_032014-F.jpg

doggma disse...

Também chegou aqui em Mordor e não deixei passar. A surreais 9,99 qualquer resistência foi inútil. E agora entendi a capa vermelha. É guerra!!