terça-feira, 11 de agosto de 2015

O Illuminati contra-ataca


Não tive o menor fair play com novo filme do Quarteto Fantástico, mas se tivesse noção do tamanho do desastre nem teria me dado ao trabalho. Desde A Ilha do Mr. Moreau que não ouço falar de uma produção tão caótica.

O filme, que custou US$ 120 mi, já é um fracasso fantástico e sem chance de recuperação (ou será salvo pelas vendas do blu-ray? - rá). O diretor Josh Trank tratou de tirar o dele da reta antes mesmo da estreia - mas já era tarde demais para evitar um revés profissional que será difícílimo de reverter. Até os "nossos parceiros" do Collider saíram em sua defesa, expondo os outros 500 da história.

Seja como for, o mundo lá fora engoliu o Quarteto vivo e não teve a menor piedade. Nem o RT, nem o IMDb, muito menos o MC. E é justamente esse o motivo de eu não estar comemorando como achei que iria.

Claro que todos nós - ou quase todos nós - queremos ver o Quarteto na Marvel Studios. Todos queremos ver um team-up do Quarteto com os Vingadores mais o Surfista Prateado e quem mais aparecer defendendo a Terra de uma invasão Skrull. Ou de Galactus. Mas isso vale uma injustiça?

Seria o novo Quarteto Fantástico realmente tão ruim quanto o ridículo Mulher-Gato, que recebeu notas similares? Seria pior que Elektra, que se saiu um pouco melhor nos ratings?

Por que tenho a incômoda sensação de existiu ali um lobby silencioso e conivente para enterrar esse filme?

3 comentários:

Luwig Sá disse...

Dogg, ainda assim, quis me enganar e fui ao cinema na quinta passada. O primeiro ato em si, não é lá de se jogar fora, uma vez que o filme era assumidamente inspirado na versão Ultimate, e mesmo com mais erros que acertos, até me deixou positivamente irrequieto naquela sequência cronenberguiana da descoberta dos poderes. Mas isso é só.

De resto, foi um desastre "fantástico", mas, concordo contigo, não acho também que foi essa tão alardeada bomba de 100 megatons. Como você bem disse outrora, o problema da Fox é a tal pretensão de "melhorar" o material.

Puxa vida, o arco de Bendis e Millar, que buscaram inspiração é simplesmente um story board atualizado e prontinho para ser adaptado em live action. Não tem o que tirar ou o que por, era só filmar e prontinho, inclusive, o próprio Harvey Elder daquela história poderia ter sido o vilão, conforme o original, colocando o Quarteto em rota de colisão com alguns monstros gigantes. Quer dizer, acho que ninguém é cínico demais para apreciar uma boa reprodução de algo assim:

https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/670553.jpg

Por outro lado, na peleja "Fox vs. Trank", acho que não há inocentes aqui. Vejo tanto o lado corporativo da empresa quanto o do talento - inexperiente ou inocente? - que percebeu que não tinha "poder sem limites". O que, contudo, salta aos olhos é o fato de que nenhum dos dois parece ter ciência do que tem - e tinham - em mãos: uma fração fundamental do Universo Marvel, que, desde sempre, praticamente ditou ou foi crucial em boa parte dos eventos que esculpiram sua mitologia. Aliás, nas próprias Guerras Secretas, de Jon Hickman, o protagonismo da equipe está evidente e será o que selará pelos próximos anos o destino de todos os personagens da Casa das Ideias.

Ter os direitos sobre o Quarteto traz consigo a legitimidade para manipular um dos vilões mais perigosos dos quadrinhos de Super-Heróis, que é o Doutor Destino¹; ou Galactus, o nêmesis cuja presença tem cacife para encerrar quaisquer diferenças² entre grupos opostos; ou o Surfista Prateado, o sujeito ideal para qualquer sci-fi opera; ou os Skrulls, a raça alienígena que não se bate com aquela outra pertencente ao Marvel Studios e começa com "K".

Enfim, a Fox não percebe, mas tem o objeto de barganha perfeito, que poderia lhe render acordos e dividendos até mais vantajosos que o da Sony e seu também problemático Homem-Aranha.

¹ Um vilão como Vic Von Doom teria elegância e substância até mesmo para segurar filmes solos ou séries netflixianas, mas limitam-se a sandices como a da bola da vez, o tal "Doom@IronCock98cm". Mas sonhar é preciso:

https://www.sideshowtoy.com/collectibles/marvel-doctor-doom-sideshow-collectibles-400086/

² Teria maneira melhor de encerrar uma "Guerra Civil" do que um Galactus, surgindo do nada, faminto querendo montar seu Subway em plena Manhattan com o Tony e Steve, ao fundo, brincando de cabo de guerra?

Certo é que, "[...] a partir dos 35 a vida vira uma planilha de prioridades. O dia é mais curto. Só quero saber do que pode dar certo", e três fiascos depois - e, pasmem, mesmo com Mark Millar na consultoria criativa -, um "quarto" (e incerto) filme é algo que certamente não pode dar certo.

Unknown disse...

Doggma, queria que os direitos do Quarteto Fantástico fosse para a Marvel Studios...seria muito interessante! Seria a única forma do Surfista Prateado, meu personagem preferido da Marvel (junto com Daredevil), aparecer dentro do Universo Marvel no cinema! Concordo com meu amigo Luis Gustavo, seria muito legal ver a relação entre o Quarteto com os Vingadores!

doggma disse...

Luwig, acompanhando as notícias que surgiram de lá pra cá, fico cada vez mais estupefato com o tiro pela culatra que foi essa produção. Cheguei ao ponto de solidarizar com a Fox (!) depois de ler o artigo do Geek Tyrant >>

http://geektyrant.com/news/details-emerge-of-josh-tranks-chaotic-behavior-on-fantastic-four-set

Parece claro agora que alguém jogou o novo "nome quente" à mesa de reunião e que resolveram despejar montanhas de dinheiro num jovem talento com um filmaço no currículo, mas completamente verde na dinâmica de um grande estúdio. Foi quase a mesma coisa com o diretor Richard Stanley e o filme "A Ilha do Dr. Moreau". Sem querer soar insensível, tomara que também renda um documentário sobre os bastidores. :)

Mas enfim, isso que você citou sobre nenhum dos dois saberem o que têm/tinham em mãos é pontual. Foi simplesmente o gatilho disso tudo.

A Fox perdeu o bonde da barganha a uma semana atrás. A menos que os acionistas sejam loucos, o estúdio não vai investir novamente em casting, desenvolvimento, etc, pra tentar uma colaboração com a Marvel. E a Marvel tampouco iria aceitar, agora que isolaram o rei.

Então, Andreia/Yuri, não só seria muito legal, como também seria de suma importância na próxima fase do cineverso da Marvel. Afinal, enfrentando Thanos com a Manopla do Infinito, os Vingadores juntos com o Quarteto, o Surfista, Dr. Destino, Galactus e, quem sabe, até o Adam Warlock já responderiam por boa parte da saga "Desafio"/"Guerra"/"Cruzada Infinita". Seria épico.

Abraços!