quarta-feira, 13 de maio de 2015

Café, quadrinhos & rock and roll


Antigamente era mais fácil ler gibis. Ou parecia. Ultimamente, por perrengues logísticos (falta de espaço!) e de ambientação (luz demais, luz de menos!) ando tentanto algumas alternativas à manjada tríade sofá, HQ & TV ligada pra ninguém. E redescobri alguns velhos hábitos. Café é acompanhamento desde sempre, mas fazia tempo que não jogava a tal da música na equação. Ao contrário da TV, que implora para ser ignorada, música é algo muito pessoal e relativo.

Certamente por alguma má combinação feita no passado, generalizei que ouvir música minava a atenção da leitura. Mas dia desses uma alquimia acidental me botou nos trilhos da satisfação intermídia.

Comecei a ciscar o encadernado de iZombie... sacumé, pra conferir numa boa a série adaptada pelo canal The CW... e o disco Floodland, do grupo inglês The Sisters of Mercy, rolava baixinho na vitrola (também conhecido como Winamp). Saquei logo que ambos tinham muito em comum.

Tanto a HQ do sr. Allred quanto o elepê dos Amigos de Andrew Eldritch têm um forte clima B oitentista e humor negro de festa de Halloween.


Deu barato. Devorei a revista como se fosse o mais esfomeado dos zumbis.

Ontem, repeti a receita, um tanto menos espontânea, mas ainda com contornos de achado arqueológico: a memorável Dr. Estranho: O Juramento, do K. Vaughan, com o intimista e auto-explicativo Magic and Loss, do Lou Reed. "Gassed and Stoked" rolando na sequência das Areias de Nisanti é coisa de louco.

Já vou pensando nas próximas submersões. Imagino que não vai funcionar sempre. Mas vale a tentativa.

Ps: pena que a "Cat People", do Bowie, só tem 5 minutos. Caso contrário, iZombie Vol. 2 - se vier, né Panini - já teria trilha à espera...

3 comentários:

Luwig Sá disse...

Montar por si próprio um setlist que faça sentido como soundtrack caseiro de um quadrinho, é uma tarefa mais difícil do que se supõe. Na verdade, é uma ciência! Honestamente? Raramente tenho sucesso. As canções que tendo a escolher geralmente destoam do conteúdo, mas, vá lá, sempre estou insistindo na série tentativa/erro.

Só receio que o iZombie da CW irá lhe decepcionar, e aí não tem trilha que dê jeito.

doggma disse...

Eita! Será? É ruim assim?

"Powers" é uma que achei que ficou devendo. Não passa de curiosa.

Luwig Sá disse...

O que matam essas séries é o lance procedural. Viu um, viu todos. O piloto até que é curioso, e a intro¹ totalmente ilustrada pelo Mike, é uma pintura. Mas não espere nem 40% do que se vê no quadrinho sendo reproduzido na telinha.

¹ https://www.youtube.com/watch?v=DX-rfVcGY9U