terça-feira, 19 de maio de 2015

Grayskull e os Velhos 52

E falando na gangue de Grayskull, não custa puxar a notícia do ano para os aficcionados: Dark Horse irá relançar os Minicomics, incluindo os primeiros trabalhos de Bruce Timm.

Para o neófito casual, como eu, os minicomics eram uma série de gibis pré-desenho da Filmation produzidos pela Mattel. Neles, todo o cânon de Mestres do Universo (MOTU) ganhava seus primeiros esboços. A gigante dos brinquedos não poupou esforços, escalando roteiristas como Tim Seeley, Gary Cohn, Steven Grant (Justiceiro) e artistas como Mark Texeira, além do Timm fase 1, entre outros.

A coisa toda era substancialmente diferente. Alguns personagens não existiam, como Teela. E He-Man era pouco mais que um Kazar saído de uma caverna. O mais interessante foi a evolução daquilo até a versão adotada pelo desenho clássico dos anos 80. A tal evolução continua até hoje, nos quadrinhos da DC, já se desdobrando num universo distinto daquele que ficou famoso nas telinhas.

Com o passar dos anos, criou-se uma gigantesca subcultura em torno do MOTU. A quantidade de blogsfóruns e sites dedicados é assombrosa. Conheço pouco desse underground, mas pelo menos já sei o que era aquela Teela com um adorno de serpente na cabeça.


A quantidade e a qualidade do material é generosa e as histórias de bastidores são bem interessantes, mas geralmente seus colaboradores são bem... digamos... ferrenhos... dedicados... apaixonados... ou qualquer outra palavra que substitua aquela menorzinha mais efetiva. Portanto, se for se aventurar pelos becos sombrios de Etérnia, cuidado.

E jamais, jamais discuta sobre a qualidade duvidosa de uma HQ do He-Man levando em conta somente sua natureza quadrinhística...

3 comentários:

Luwig Sá disse...

Rachando de rir aqui com o comentário do Sr. Nelson "Sou profundo conhecedor" Júnior. Esse é cego nível "Homem-Fera"... eheheh

Lembro bem desses minicomics, mas os que de fato marcaram mesmo minha infância foram os que acompanhavam belezinhas como essas: https://comicbookjesus.files.wordpress.com/2011/01/splineup.jpg

Lembra? https://img1.etsystatic.com/031/0/9074196/il_570xN.593454773_2rps.jpg

doggma disse...

Putz, rebuscou legal aí. Esse Brainiac era demais. Infelizmente só tive uma das miniaturas mulambentas de "Guerras Secretas". Cruzes.

Marlo de Sousa disse...

Quase comprei aquele MOTU x UDC. Nostalgia pura, claro, mas He-Man não me dá nenhum pico de saudade. É só aquela coisa, "pô, era legal..." e nada mais. Guardei meu dinheiro e devo ter feito alguma coisa mais legal com ele. Deu até pena do profundo conhecedor, que orgulhosamente gastou tanto dinheiro com os comics digitais que o Leo espinafrou.

Abraço!