terça-feira, 19 de maio de 2015

Pelos poderes de Kirby!

DC Universe vs Masters of the UniverseHe-Man and the Masters of the Universe... em meio à celeuma dos revamps do universo do He-Man pela DC ao longo dos últimos anos, algumas boas sacadas eventualmente se destacaram. Mas nenhuma foi tão engenhosa quanto a de Keith Giffen, no tie-in Masters of the Universe: Origin of Hordak.

Para contar a origem do vilão máximo da franquia, o sujeito emulou o traço do mestre do universo Jack Kirby. O resultado da combinação foi simplesmente fantástico.

Como é que ninguém nunca pensou nisso antes?

 
 

Ambos têm tudo a ver. Várias cenas parecem situadas em pleno Apokolips, Zodac (cá pra nós, bisneto do Metron) está os cornos do Orion e Hordak parece um bastardo do Darkseid com um Deviante. Fora a conexão óbvia de universos onde magia/tecnologia e primitivismo/futurismo colidem o tempo inteiro.

Quanto ao roteiro, também do Giffen, basta dizer que ele foi bem ousado, mas sobretudo coerente. Sempre achei o bordão "Eu Tenho a Força" meio tirânico...

3 comentários:

Anônimo disse...

Além do fato de seriam irmãos e opostos, emulando a relação Pai Celestial/Darkseid, com toques da releitura dos "novos 52" (a versão de azzarello para os novos deuses.

Luwig Sá disse...

Você conhece um artista mexicano chamado José Ladrönn? Ele ilustrava as histórias do Cable nos últimos números da revista X-Men em formatinho. O traço dele também emulava o "Mestre do Universo" e teve lá seus momentos:

http://40.media.tumblr.com/4756ebff58ba725c2e1396f259d70f2e/tumblr_mx23ni5TMn1rg2hh5o1_1280.jpg

Mas o que me chamou mais atenção foi um trabalho dele numa minissérie dos Inumanos (2000) alguns anos depois:

http://hqs-soquadrinhos.blogspot.com.br/2011/08/inumanos-2000.html

Surpreendente! Uma fusão entre Jack Kirby e Juan Gimenez (A Casta dos Metabarões).

doggma disse...

Rodrigo, boa pescada! As analogias são várias. Certamente os roteiristas contratados pela Mattel se embriagaram na fonte sagrada do Rei...

Pô Luwig, durante um tempo tive uma fase Ladrönn ferrada! Era a única coisa que me fazia comprar a HQ do Wolverine (e vê-lo derrotando vários heróis da Marvel e até encarando Galactus sem nem 1 grama de adamantium no corpo, rs). O estilo do cara parecia um Kirby ainda mais quadradão e sujaço! E milagrosamente, os roteiros do Cable estavam bem legais também naquela fase.

Depois ele mudou sobremaneira o estilo, capeando as edições de "Planeta Hulk". E muito bem, por sinal, mas aquela veia Kirbyana ficou pelo caminho...